05 Dicas definitivas: Escolhendo o local do seu Ensaio

Compartilhe

Como fotógrafo, eu sei que a primeira pergunta que passa na sua cabeça, quando você pensa em fazer um ensaio, é sobre o lugar que essas fotos serão feitas não é? Mas calma, vou te ajudar!

 

Por incrível que pareça é uma das primeiras coisas que eu penso quando vou fotografar, a locação é super importante e é ela que orienta a “pegada” do ensaio, não pode ter erro! 

 

Confira as dicas infalíveis pra você escolher o lugar perfeito pro seu ensaio <3

01 - COLOQUE A SUA PERSONALIDADE

As primeiras coisas que você deve levar em conta, antes até de se decidir se o ensaio será numa praia paradisíaca ou em uma antiga fábrica abandonada, são os seus gostos, os seus hobbies, os sonhos e o que você quer mostrar nesse ensaio!

 

O ensaio precisa ter a sua cara, se você é uma dançarina de ballet, não seria muito mais incrível fazer uma sessão de fotos com esse tema? Se imagine num teatro antigo, holofotes, você vestida como uma bailarina! Mas se você é uma rata de academia, imagina só que fantástico um ensaio na… sua academia?!

 

Olha, não tem problema nenhum fazer um ensaio no parque da sua cidade, ou naquela cafeteria, são lugares que rendem ótimas fotos. Mas se você é uma pessoa urbana, será que vale a pena fazer um ensaio na praia só por conta da paisagem?

02 - ENSAIO EXTERNO OU INTERNO?

Agora que você já sabe qual vai ser a cara do ensaio, se decida se o melhor pra você é algo ao ar livre ou uma locação será a melhor opção, isso já deve estar muito mais fácil, já que na primeira dica você definiu a sua expectativa sobre o ensaio.

 

Se você for o tipo rata de academia, agora é a hora de você fazer uma pesquisa bem rápida sobre algumas academias que você gostaria de fazer o ensaio, anote num papel ou mande uma mensagem com as ideias pro seu fotógrafo. O mesmo vale pra você se o seu ensaio será em alguma praia.

 

É o fotógrafo que cuidará da burocracia com os locais, não se preocupe!

03 - A SUA SEGURANÇA É IMPORTANTE

A segurança é uma coisa que precisa ser levada em conta, se for possível, leve uma pessoa de confiança, e que te faça se sentir confortável, pra te acompanhar no dia das fotos. Vale levar namorado, paquera, amiga e até prima!

 

Você e o fotógrafo estarão focados no ensaio, então é ótimo ter mais uma pessoa que possa ficar de olho nas suas coisas e que preste algum tipo de ajuda caso aconteça alguma coisa. Em locais externos, como parques, prédios abandonados e praias, a atenção deve ser redobrada.

 

Se o fotógrafo não permitir que você leve alguém no dia, fuja! É cilada Bino!

04 - MOSTRE FOTOS DE REFERÊNCIA

Você e o fotógrafo já devem ter conversado bastante e os detalhes sobre as fotos já devem ter sido acertados, mas sempre é bom mostrar algumas referências de locais! Sabe aquela foto de um lugar incrível que você salvou no Instagram e que tem tudo a ver com o seu ensaio? Essa é a hora de mostrar pro seu fotógrafo <3

 

Geralmente os fotógrafos possuem uma planilha com alguns locais pra servir como inspiração pra vocês dois na construção do ensaio, mas não tenha medo de mostrar as suas próprias referências, é importante quando você também participa da criação!

05 - CONVERSE COM O SEU FOTÓGRAFO

Será que existe alguém mais preparado pra te dar umas dicas de lugares fantásticos pra você fazer o seu ensaio do que o seu fotógrafo? Eu acho que não… Não tenha medo de falar pro seu fotógrafo o que você quer, afinal, é o seu ensaio!

 

Converse com ele, diga seus gostos, fale sobre suas ideias, conte sobre coisas que você não gosta numa foto, mostre fotos de lugares que tenham a ver com você, assim eu tenho certeza que o o fotógrafo vai indicar um monte de lugar legal pra você, e se ele não souber, pode ter certeza que ele vai pesquisar <3

Dica Bônus: Autorização para fotografar

Essa dica é muito importante! Alguns lugares pedem que seja feita uma ficha de autorização pra galera fazer sessões de fotos por lá e, às vezes, até pedem que seja pago um valor que varia de lugar pra lugar. Ninguém aqui quer ser “convidado à se retirar” no meio da sessão de fotos né? Imagine a cena!

 

Geralmente os parques municipais e locais públicos precisam de uma autorização, então quando for fazer um ensaio externo num lugar que não seja uma propriedade privada, veja com a organização do lugar se precisa de autorização e informe o seu fotógrafo pra que ele cuide, de novo, da papelada!

CONCLUINDO...

Depois dessas dicas infalíveis eu tenho certeza que está muito mais fácil pra você e seu fotógrafo escolherem o local do seu ensaio! Se tiver alguma dúvida sobre locações e que não foi respondida, escreva aqui nos comentários que eu te responderei.

 

Gostou das dicas? Então curta, compartilhe no Facebook e deixe um comentário aqui em baixo no Blog mesmo!

Foi um prazer e até o próximo texto <3

 

Gostou do Conteúdo? Que tal...

Me pague um café!Me pagar um café!

Aqui não tem anúncios pra monetizar o blog.
Contribua voluntariamente <3

Compartilhe

Assine a Newsletter

Entre para receber descontos, papéis de paredes exclusivos pro seu celular, dicas de lugares pra visitar, recomendações e tudo o que eu achar que você irá gostar!

Você não receberá Spam, respeito sua privacidade!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Conteúdo protegido!